Duas das principais empresas mundiais do setor de cabos e sistemas de energia e telecomunicações - a italiana PRYSMIAN GROUP e a norte-americana GENERAL CABLE - uniram forças recentemente e vão apresentar, em estande conjunto, suas inovações tecnológicas e know-how para o mercado brasileiro durante as feiras ENIE/Eletrotec e Intersolar, entre os dias 28 e 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com a integração entre as empresas, o novo grupo, sob controle organizacional do Prysmian Group, traz números impressionantes ao mercado: apresentam vendas conjuntas que superaram € 11 bilhões, contam com cerca 30 mil funcionários, em 112 fábricas e 25 centros de pesquisa e desenvolvimento, em mais de 50 países.

A junção com a General Cable permite ainda uma maior expansão da gama de tecnologias e produtos oferecidos pelo Prysmian Group. Na prática, a nova organização combina os pontos fortes da Prysmian e da General Cable e baseia-se em governança centralizada e gerenciamento integrado de negócios globais, responsabilidades claras por resultados, foco em eficiência e inovação tecnológica e uma abordagem centrada no cliente.

A união traz à balança mundial do segmento mudanças significativas. A América do Norte, por exemplo, responderá agora por aproximadamente um terço das vendas do grupo, com a matriz norte-americana localizada em Highland Heights, Kentucky, e 23 fábricas em toda a região, com cerca de 5.800 funcionários.

Com quase 140 anos de experiência, o Prysmian Group tem forte presença em mercados de alta tecnologia e oferece ao mercado um ampla gama de produtos, serviços, tecnologias e, principalmente, excelência em know-how. O grupo italiano, com sede em Milão, atua nos negócios de cabos subterrâneos e submarinos e sistemas de transmissão e distribuição de energia, de cabos especiais para aplicações em diversas indústrias e de cabos de média e baixa tensão para os setores de construção e infraestrutura.

Já para o setor de telecomunicações, o Prysmian Group fabrica cabos e acessórios para transmissão de voz, vídeo e dados, oferecendo uma ampla gama de fibras ópticas, cabos ópticos e cobre e sistemas de conectividade.

No Brasil, a história de pioneirismo começa em 1929. Atualmente, atua comercialmente em todo o país e na América Latina, com mais de 1.000 colaboradores na região, responsáveis pela produção de aproximadamente 60 mil toneladas de cabos por ano.

Com 25% de participação de mercado brasileiro, o Prysmian Group atua com cinco unidades fabris, localizadas em Santo André e Sorocaba (São Paulo), Vila Velha e Cariacica (Espírito Santo), e em Joinville (Santa Catarina).

Os principais produtos são fios e cabos elétricos, acessórios e serviços direcionados para os segmentos de transmissão e distribuição de energia, construção civil, indústria em geral, indústria automobilística, extração de petróleo, telecomunicações, transmissão de dados e fibras ópticas. A empresa atua no mercado sul-americano desde 1917, com unidades na Argentina e no Chile.

A história de inovação e conexões empresariais da Prysmian já apresentou um outro capítulo de sucesso comercial, com a união em 2012 com o grupo Draka, que possibilitou uma abrangente central de energia de cabos e telecomunicações e formou a base atual do Prysmian Group.

Em 2018, com a General Cable entrando no time, a presença de liderança nos principais mercados mundiais se consolida, com um portfólio incomparável de produtos e serviços, apoiados em forte investimento e know-how para garantir a vanguarda tecnológica.

Na prática, a junção ainda permite que ofereçam praticamente o dobro do número de equipes de engenharia atendendo o mercado. Outro trunfo é que, neste momento, o Prysmian Group passa a ser um importante player em cabos de alumínio nu, próprio para transmissão de energia elétrica, além de agregar unidades industriais estratégicas na América Latina.

Entre as novidades para o mercado, o Prysmian Group apresenta uma nova gama de produtos que incluem o novo cabo P-Laser de 600 kV, o XLPE de 600 kV e Cabos PPV HVDC, de 700 Kv, e o novo cabo de 66 kV para aplicações de energia. O grupo continua a desenvolver as tecnologias de monitoramento das redes elétricas Pry-Cam. Para os clientes do setor de telecomunicações, destaca-se ainda o novo FlexTube, um cabo de fibra ótica de alta densidade para uso em redes de banda larga.


União de forças com a General Cable


A General Cable, multinacional norte-americana líder no mercado de condutores elétricos no mundo, está presente no Brasil há 42 anos e possui amplo portfólio de condutores elétricos em cobre e alumínio para baixa, média e alta tensão (até 500 kV). A empresa garante posição destacada no fornecimento de cabos para linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica, com centenas de milhares de quilômetros de cabos de alumínio conectando o Brasil de ponta a ponta.

Atua no segmento de geração de energia eólica há 12 anos, desde os primeiros projetos no Brasil, tendo fornecido mais de 10 mil quilômetros de cabos de alumínio nu e cabos de média tensão em alumínio para centenas de parques eólicos espalhados por todo o território nacional.

A General Cable combina competência com inovação para oferecer soluções tecnológicas apropriadas para as mais variadas aplicações na construção civil, nas áreas de infraestrutura e no segmento industrial, incluindo os mercados de mineração, papel e celulose, petróleo e gás e transportes, entre outros.

Com experiência global, atua também no segmento de soluções turn-key para fornecimento e comissionamento de redes isoladas subterrâneas para transmissão e distribuição de energia elétrica até 500 kV.

Durante as feiras ENIE/Eletrotec e Intersolar, o mercado interessado em energia limpa poderá conhecer a solução completa e a experiência global do Prysmian Group no segmento de energia solar fotovoltaica.

Totalmente disponível no mercado brasileiro, a solução integral contempla os seguintes cabos: os cabos solares 1,8 kV CC utilizados na conexão entre os painéis fotovoltaicos; os cabos de alumínio 0,6/1 kV CA ou  1,8 kV CC que interligam as caixas de conexão aos inversores de corrente; os cabos de cobre 0,6/ 1 kV – 90ºC que interligam os inversores em baixa tensão até os transformadores; os cabos em média tensão em alumínio ou cobre  de 20/35kV 105°C - utilizados entre os transformadores e a subestação e, finalmente, os cabos de alumínio nu para integrar a energia gerada ao Sistema Integrado Nacional, através das linhas aéreas de transmissão de energia elétrica.

Desenhado para resistir em exigentes condições ambientais, o Cabo Solar 1.8 kV CC garante a máxima eficiência na condução da energia ao longo de 30 anos. Sua utilização está presente na interligação entre os painéis fotovoltaicos; entre os painéis e a caixa de conexão, podendo também ser utilizado entre as caixas de conexão e o inversor.

Possui alto grau de confiabilidade, devido à sua estabilidade térmica, resistência à umidade e aos raios UV, suportando temperaturas até 120ºC Sua composição livre de halogênios garante segurança às pessoas e ao ambiente.

Mais informações sobre o Prysmian Group: www.prysmian.com.br
 
FICHA DO EVENTO:

ENIE/Eletrotec e Intersolar 2018
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco
Datas: 28, 29 e 30 de agosto de 2018
Horário: das 12h às 20h