Resultados apontam redução de 15% na comparação com o diesel nas características desta aplicação

A SCANIA anuncia que a partir do primeiro trimestre de 2020 começará a produzir caminhões equipados com motores que podem ser movidos a GNV (gás natural veicular) ou biometano, em qualquer mistura de ambos. As entregas começarão a partir de abril de 2020. Enquanto isso, segue a todo ritmo com demonstrações.

De forma inédita, a partir deste mês o primeiro caminhão off-road (um pesado de modelo G 410 XT 6×4) abastecido com biometano do Brasil iniciará período de operação em uma das usinas de cana de açúcar da São Martinho, um dos maiores grupos sucroalcooleiros do país. Trata-se de mais um pioneirismo da marca em sua jornada para liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável.

A primeira demonstração da Scania com esta tecnologia começou em 2018. E, agora chegou o momento de divulgar os resultados. Parceiras desde os anos 1990 na realização de testes, Scania e Citrosuco revolucionaram o mercado ao anunciar, em outubro de 2018, a primeira operação de um caminhão que pode ser abastecido com GNV ou biometano, no Brasil. O início foi em dezembro e quase um ano depois, os dados s& atilde;o animadores.

O veículo rodou apenas com gás natural, e nesta aplicação, em relação a um modelo diesel, houve uma diminuição de 15% no custo do km rodado proveniente da redução do combustível, comprovando a viabilidade do transporte. A Morada Logística, prestadora de serviços da Citrosuco, cuida de toda a operação logística.

A rota escolhida permanece entre Matão (sede da Citrosuco) até o Porto de Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países. Trata-se de um trajeto rico topograficamente que permite ao veículo enfrentar a desafiadora Serra de Santos. O modelo já rodou 110 mil km até agora. O pesado de cabine R e 410 cavalos de potência, é da Nova Geraç& atilde;o da marca, que começou a ser entregue aos clientes a partir de fevereiro deste ano.

A iniciativa faz parte do compromisso assumido publicamente pela Scania em apoiar seus clientes com soluções que contribuam para um setor de transporte mais sustentável em termos econômicos, ambientais e sociais.

“Nossa solução é comprovadamente mais sustentável do que o diesel. O custo é viável economicamente considerando a realidade atual de preços do combustível e dos altos impostos”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial. 

“Mas, é importante ressaltar que será fundamental o governo federal colocar em prática os sinais que deu sobre seus planos para o gás natural no Brasil. Por exemplo, as privatizações que provocarão um choque de eficiência no setor via aumento da competitividade e por consequência redução dos custos e possivelmente do preço de venda ao consumidor final. Todo o começo de um novo sistema exige movimentos de todos os lados. Estamos recebendo muitas intenções de compra. Ou seja, comprovando que há demanda consistente. Agora, precisamos de mais oferta.”