Evento que antecede a Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga – convidou os formadores de opinião a ocuparem o lugar de um transportador

Testar as soluções e os benefícios dos produtos SCANIA na prática. Essa foi a experiência que mais de 50 jornalistas tiveram no Press Preview Fenatran, realizado em 05 e 06 de setembro na pista de testes de Tatuí e no Mavsa Resort. O evento consolida a narrativa da Scania como marca que está liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável, demostrando as conquistas do último semestre e os próximos passos para o Brasil. “Também busca ocupar espaço na mídia especializada para chegar à Fenatran com um cenário positivo, abrindo caminho para as vendas”, destaca Rena ta Nascimento, responsável pela área de Comunicação e coordenadora do Press Preview.

Com o título ‘Desafio da Rentabilidade Scania’, os participantes foram divididos em quatro grupos que mergulharam no universo e no dia a de uma empresa de transporte, considerando demandas reais, como frete, tipo de carga e gestão logística, além da aplicação das soluções Scania a fim de obter o menor custo operacional. As equipes escolheram diferentes soluções com nomes fictícios – Econômico, Tradicional, Versátil e Dinâmico – e sentiram na pele a diferença em utilizar uma solução totalmente coberta com o portfólio de Serviços Scania e outra com assist&eci rc;ncia zero. Divididos em estações, os jornalistas participaram de test drive com veículo rodoviário e com Off Road. Neste último, tiveram a oportunidade de dirigir o primeiro caminhão movido a gás Off Road do Brasil.

“Foi um grande desafio, mas o resultado foi um sucesso. Em outros eventos já tivemos diversas dinâmicas, mas colocar o jornalista no lugar do transportador, tanto para dirigir o caminhão como para a administrar a empresa foi a primeira vez. Eles viram na prática o quanto é importante e primordial para o negócio contar com soluções que auxiliam na manutenção e que faz o negócio girar, com menos paradas e um motorista treinado para aproveitar o que o caminhão tem de melhor, auxiliando na economia de combustível”, explica Alex Barucco, chefe de Serviços Conectados e responsável pelo test drive rodo viário.

O evento também contou com estações teóricas para explicar a jornada de Serviços Scania, a experiência do cliente com a Zeg e a Morada Logística, o mercado de Off Road, o motor para geração de energia e uma coletiva de imprensa com a presença dos executivos da Scania Brasil. No final, teve premiação para a equipe que melhor administrou a empresa e para dois motoristas que tiveram os melhores resultados. “O evento como um todo traz uma experiência que o jornalista não tem. Apesar da gente falar de produto, de caminhão, entrar no universo a qual ele pertence, que é do transportador, essa gest&atil de;o, ajuda a gente a compreender mais, que não é só produto, vai muito além. Nada melhor do que viver a prática”, afirma Andrea Ramos, jornalista do portal Caminhão na Web.