Representantes da indústria de cana-de-açúcar e automobilística planejam reforçar uma campanha de promoção do etanol brasileiro, que vem sendo realizada desde abril, segundo informações da revista Globo Rural → Leia AQUI

No próximo dia 27, às vésperas da COP26, será lanç ;ado um grupo de trabalho dentro da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para tratar da iniciativa, que deve ser bandeira de promoção do biocombustível na Conferência da ONU, em Glasgow.

O assunto foi discutido no dia 21/10, em transmissão via internet promovida pelo jornal Valor Econômico, com participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do CEO da Volkswagen, Pablo Di Si; e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. 

“O advento do carro elétrico é uma realidade e o uso do etanol, nesse momento de transição, é uma forma de reduzir os custos”, declarou Tereza Cristina, no início da videoconferência. “Trata-se de uma opção conveniente para o Brasil e outros países. O presidente da Colômbia [Iván Duque] demon strou enorme interesse no álcool brasileiro”, acrescentou ela, que encontrou o líder colombiano nesta semana, em Brasília (DF). Di Si destacou que a comunicação é a principal preocupação do novo movimento.

“Temos uma fórmula de biocombustível que pode ser empregada no mundo inteiro”, afirmou o executivo. Já o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, também presente à ocasião e que deve estar na conferência de Glasgow, na Escócia, garantiu que defenderá o etanol brasileiro nas Nações Unidas. “Estamos prestes a entrar numa negociação climática”, disse o substituto de Ricardo Salles: “Nós temos uma solução para o desafio mundial da economia verde”, afirmou.